Mazagão Velho celebra 256 anos com programação cultural nesta sexta-feira (23)

Nesta sexta-feira (23), o prefeito de Mazagão, Chico Nó, realiza a programação cultural e cívica em comemoração aos 256 anos de Mazagão Velho. As atividades acontecem na vila que deu origem ao município e marcam o aniversário oficial da localidade.

Por Costa Filho | 23/1/2026 | 13:58 | 46

A programação do dia inclui alvorada festiva, cortejos, solenidade cívica, celebração religiosa, corrida, ações de cidadania, atividades infantis, show gospel, apresentações culturais e musicais, além do cortejo com as urnas contendo os restos mortais dos colonizadores, salva de tiros em homenagem à memória coletiva dos mortos, corte do bolo, batuque, marabaixo e sairé.

Durante o evento em Mazagão Velho, que comemorou os 256 anos da vila histórica, autoridades políticas se reuniram para celebrar a rica história e cultura local, incluindo o governador Clécio Luís, o senador Randolfe Rodrigues e a deputada estadual Zeneide Costa.

O senador Randolfe Rodrigues destacou a profundidade histórica da região.

“Mazagão Velho tem uma história belíssima. Sua fundação na costa marroquina, por ordem de Dom Afonso IV, foi em 1514, há 512 anos. Mas essa história vai ainda mais longe: os romanos já registravam a existência de uma vila aqui chamada Portos Rotubes. É um lugar que atravessou o Atlântico e os ancestrais ocuparam África, Europa e América. Um berço único da civilização amapaiense”, contou.

Em seguida, o prefeito de Mazagão, Chico Nó, falou sobre a importância cultural e social da vila.

“256 anos de Mazagão Velho representam o início da cultura amapaense. É uma cidade com tradição, fé e desenvolvimento, onde muitas mãos contribuíram para chegar até aqui. Mesmo quem saiu daqui continua mantendo viva a história e o amor por Mazagão”, destacou.

Por fim, a deputada estadual Zeneide Costa, filha da vila, reforçou o orgulho local.

“Mazagão Velho são 256 anos de fé, tradição e cultura. Como filha daqui, estou feliz em celebrar nossa história com minha família, moradores e autoridades, vendo o desenvolvimento e a valorização desta comunidade que é o berço da cultura do Amapá”, disse.

História

Mazagão Velho possui uma trajetória singular que conecta Europa, África e América do Sul. No século XVIII, a cidade de Mazagão, colônia portuguesa no Marrocos, foi desativada devido a conflitos político-religiosos e transferida para o Brasil. Fundada pela Coroa Portuguesa em 23 de janeiro de 1770, recebeu o nome de Nova Mazagão e passou a abrigar cerca de 360 famílias que atravessaram o oceano Atlântico para se estabelecer na Amazônia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.