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Prefeitura de Macapá amplia atendimento da Central do Contribuinte com canal via WhatsApp

A Prefeitura de Macapá ampliou os canais de atendimento da Central do Contribuinte, que agora também atende pelo WhatsApp (96) 99205-0389, exclusivamente por mensagens de texto. O novo canal funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, e busca oferecer mais agilidade e praticidade no contato entre contribuintes e a Secretaria Municipal de Finanças.

Com o atendimento virtual, cidadãos e empresas podem solicitar informações e acessar uma série de serviços fiscais, sem precisar se deslocar até a Central, localizada na Avenida Procópio Rola, nº 256, no Centro.

Serviços disponíveis

O atendimento, tanto presencial quanto por WhatsApp, oferece suporte para os seguintes serviços:

Emissão de notas fiscais avulsas – Voltado a profissionais autônomos e empresas sem sistema próprio de emissão, garantindo a legalidade das transações comerciais.

Suporte na emissão de notas fiscais – Orientação especializada para evitar erros e problemas fiscais.

Cadastro de contribuintes – Inclusão e atualização de dados de pessoas físicas e jurídicas no sistema municipal.

Emissão de guias de recolhimento – Geração de boletos de impostos e taxas como IPTU, ISSQN e outros tributos.

Parcelamento de dívidas tributárias (IPTU, ISSQN e Alvará) – Facilita a regularização de débitos vencidos com opções de parcelamento.

Emissão de taxas de sepultamento – Geração de guias para serviços funerários e uso de espaços em cemitérios públicos.

Emissão de certidões negativas – Documento que comprova a inexistência de débitos com o município.

Auxílio na abertura de processos administrativos – Suporte em demandas de regularização de cadastros mobiliários e imobiliários.

Suporte geral aos contribuintes – Atendimento para dúvidas e orientações sobre arrecadação e regularização fiscal.

O subsecretário de Receita de Macapá, Elcides Vales, destaca que o novo canal é mais uma medida para modernizar e humanizar o atendimento ao contribuinte.

“Queremos facilitar a vida do cidadão e tornar o contato com a Prefeitura mais rápido e acessível. O atendimento pelo WhatsApp é uma ferramenta que aproxima o contribuinte dos nossos serviços e contribui para uma gestão mais eficiente”, disse.

A Prefeitura reforça que a arrecadação municipal, por meio do pagamento regular de impostos como IPTU, ISSQN e taxas diversas, retorna à população na forma de investimentos em infraestrutura, educação, saúde, merenda escolar, saneamento básico e diversas obras públicas, impulsionando o desenvolvimento da capital.