Justiça inicia julgamento de acusada por homicídio de policial penal

A Justiça do Amapá iniciou, na manhã desta terça-feira (10), o julgamento da ação penal que apura o homicídio do policial penal José Éder Ferreira Gonçalves, ocorrido em 2021, em Macapá.

Por Costa Filho | 10/2/2026 | 14:06 | 39

A sessão ocorre no Fórum Desembargador Leal de Mira.

A acusada é Maria Darcy Farias, de 46 anos, ex-esposa da vítima. José Éder Ferreira Gonçalves tinha 44 anos à época do crime. O julgamento é presidido pela juíza Lívia Simone Freitas, titular da Vara do Tribunal do Júri.

Os trabalhos começaram por volta das 9h30 e incluem a oitiva de 11 pessoas, entre testemunhas de acusação, defesa e comum às partes. Ao final da sessão, o Conselho de Sentença deverá proferir a decisão. Caberá à magistrada fixar a dosimetria da pena, conforme a legislação.

No início da sessão, sete jurados foram sorteados entre os 25 previamente selecionados pela Justiça Estadual. Conforme o Código de Processo Penal, defesa e acusação dispensaram três jurados cada, sem necessidade de justificativa.

O crime

De acordo com o processo, no dia 12 de novembro de 2021, por volta das 9h20, dentro da residência da vítima, em Macapá, Maria Darcy Farias desferiu um golpe de faca no lado direito do pescoço de José Éder Ferreira Gonçalves, ferimento que causou sua morte.

Ainda segundo os autos, horas antes do crime, vítima e acusada iniciaram uma discussão intensa. A denúncia aponta que a acusada teria trancado as saídas da residência, dificultando qualquer possibilidade de fuga ou defesa. O crime foi presenciado pelo filho do casal, então com 14 anos, que tentou socorrer o pai, mas foi impedido, sendo obrigado a pular a janela para pedir ajuda.

Pessoas acionadas para prestar socorro encontraram o imóvel trancado e precisaram arrombar a porta. Conforme o processo, mesmo após a tentativa de socorro, a acusada teria mantido comportamento ameaçador, deixando a vítima agonizar até a morte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.