Lançamento do Programa “Em Um Piscar de Olhos”, da Prefeitura de Macapá

Por Costa Filho | 26/11/2025 | 13:13 | 6

Na última segunda-feira (24), a Prefeitura de Macapá lançou o programa “Em Um Piscar de Olhos”, uma iniciativa que oferecerá atendimento oftalmológico gratuito a mais de 8 mil alunos da rede municipal de ensino.

Em seu discurso, a primeira-dama de Macapá e secretária de Mobilização, Rayssa Furlan, destacou a importância de cuidar do futuro das crianças e ressaltou o empenho da gestão, que vem atuando com excelência.

Acompanhe no vídeo a fala da secretária, Rayssa Furlan.

Saiba mais sobre o programa “Em Um Piscar de Olhos”:

Programa é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Macapá, por meio das secretarias municipais de Saúde (Semsa) e Educação (Semed), e a empresa Desponta Brasil, com investimento garantido pelo senador Lucas Barreto.

Etapas do Programa “Em Um Piscar de Olhos”

1ª etapa – Triagens nas escolas

Equipes especializadas visitam as 14 escolas selecionadas durante o horário de aula, avaliando todos os estudantes.

2ª etapa – Mutirão de consultas

Os alunos que apresentarem necessidade serão atendidos por oftalmologistas no dia 6 de dezembro, em dois polos — um na Zona Norte e outro na zona Sul. No mesmo local, escolherão a armação dos óculos.

3ª etapa – Entrega dos óculos

Após a confecção, a SEMSA realiza a entrega dos óculos personalizados para cada estudante.

Escolas Municipais atendidas

Vera Lúcia Pinon, José Leoves, Acaituba, Eliana Flexa, Lúcia Neves Deniur, Maria Celes Coutinho, Bigu, Elita Nunes, Raimundo Oliveira Alencar, Roraima, Antônio Barbosa, Wilson Malcher, Professora Neusona e Maria José Ferreira.

Integrando educação e saúde, o programa “Em Um Piscar de Olhos” contribui para reduzir filas, acelerar diagnósticos oftalmológicos e aproximar o atendimento especializado das comunidades escolares, garantindo mais inclusão e melhores condições de aprendizagem para milhares de crianças.

Funcionamento do programa

A ação iniciou na última segunda-feira (24) com uma semana de triagens diretamente nas escolas, utilizando um alto refrator portátil, equipamento capaz de avaliar a visão a 1 metro de distância, sem dilatação da pupila e sem contato físico. A tecnologia proporciona mais conforto às crianças, reduz o tempo de atendimento e aumenta a precisão dos diagnósticos.

Durante as triagens, serão identificadas seis condições de refração que impactam o desempenho escolar:

– miopia

– hipermetropia

– astigmatismo

– estrabismo

– anisometropia

– anisocoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.